portal Casa e Cia
Casa&Construção  
 
Matéria de capa

O chef do lado de fora
Reúna amigos e familiares ao redor da mesa em um espaço privilegiado na parte externa da casa

Texto: Renata Cattaruzzi


Os espaços gourmet, áreas bem equipadas e confortáveis para quem gosta de cozinhar e receber ao mesmo tempo, saíram dos projetos de interiores e se aliaram ao lazer. Os antigos ambientes de churrasqueira ao lado da piscina cresceram, ganharam novos componentes e funções. Incrementados, possuem largas bancadas, amplas mesas para festas e, muitas vezes, saletas de estar aconchegantes. Segundo a engenheira Karin Brenner, muitos deles são divididos em duas áreas: criação e degustação. A partir daí, fica nas mãos do arquiteto a melhor projeção, tendo em vista as medidas e a distribuição dos componentes. E não são somente as churrasqueiras e os fornos de pizza que têm seu lugar garantido. Os projetos mais completos possuem forno a lenha e até mesmo modernas chapas para o preparo de grelhados. Na hora de construir, valem todos os estilos, mas lembre-se de que o escolhido deve seguir o da edificação principal.

Confira nas próximas páginas seis boas e diferentes ideias de como receber, em grande estilo, na área externa.

No jardim de casa

A área gourmet, neste projeto dos arquitetos Gabriel Kalili e Fernando Freitas, fica no jardim da residência. Os proprietários solicitaram à dupla um espaço completo, que abrigasse churrasqueira, fogão a lenha, forno de pizza, espaço para receber convidados, área para sauna, descanso e lavabo. No canto do terreno, foram reservados 79 m² para o lazer e para a gastronomia.

Revestimentos
A proposta foi o uso de materiais de tonalidades quentes, que trouxeram rusticidade. No piso, foram aplicadas pastilhas cerâmicas Lepri Quebratto Paglia (3 x 3 cm), e nas paredes, textura acrílica Terracal. "A preocupação especial foi com a volumetria da edificação, intencionalmente discreta, com fechamento por telhas metálicas embutidas - com isolante termoacústico." A cobertura é estruturada em madeira itaúba e forrada com bambu. A alvenaria das paredes e da churrasqueira (kit pré-moldado), do forno e do fogão a lenha recebeu revestimento de textura acrílica.

Pé-direito
Alcança 2,50 m.

Componentes
O kit pré-moldado da churrasqueira é fechado por vidro temperado. "O material confere leveza e permite visibilidade, protege do vento as laterais da churrasqueira, e resiste ao calor", explicam os profissionais. O fogão a lenha (com 1,11 x 0,7 m) é de alvenaria (assim como o forno de pizza), e sua construção segue os demais modelos de mercado, adaptado às dimensões pretendidas e com previsão de espaço para estocar lenha.

Iluminação
Disfarçadas na madeira da cobertura, as luminárias pretas são discretas e eficientes (Laboratório da Luz). Há, também, arandelas nas paredes (com lâmpadas halógenas) localizadas estrategicamente para criar um clima aconchegante.

Modernista

Compatível com a arquitetura da casa, o projeto de Eliana Gomide é contemporâneo e ocupa 85 m². Ligado diretamente à área externa onde está a piscina, também possui integração com o home. O espaço possui lavabo, item essencial para torná-lo independente da casa. Uma pérgula de metal destaca o projeto, proporciona sombra e tem grande apelo estético, por ser um elemento moderno.

Fotos: Clausem Bonifácio

Revestimentos
Placas de cimento bege (Solarium) de 1 x 1 m foram aplicadas em todo o piso. Para quebrar a monotonia do branco da tinta acrílica acetinada das paredes, foi formada uma miscelânea de pastilhas em tons de dourado e marrom (Atlas) que reveste a churrasqueira e a bancada. Para a parte de apoio do balcão foi usado granito branco siena (Cajugram).

Pé-direito
A cobertura foi feita com telhas de fibrocimento, escondidas por uma platibanda de 1,20 m de altura. "O pé-direito de 4,20 m foi proposital para valorizar o novo volume, além de proporcionar mais conforto térmico", explica Eliana. Para filtrar a luz do sol e evitar ofuscamentos, a arquiteta projetou brises-soleil.

Componentes
A churrasqueira foi construída com kit pré-moldado, mas para perder o afunilamento padrão, foi feito um revestimento interno com tijolos, que deu formado retangular ao componente. "O kit é a opção mais rápida e eficiente, e ainda vem com grelha e espetos rotativos", indica Eliana. Atrás da bancada, construída em formato "L" há uma chopeira interna e frigobar de 120 l. O espaço ainda conta com fogão a gás com forno acoplado.

Iluminação
O projeto luminotécnico, elaborado por lojas especializadas, tem pontos mais significativos, paredes em destaque e banho de luz nos pilares. "Como não havia gesso, não podíamos embutir. Optei, então, por luminárias de sobrepor com AR 111 - luz de foco fechado, que atinge o pé-direito". Para as paredes, arandelas com luz difusa, que ainda têm efeito decorativo. No chão, lâmpadas PAR 20 dão um banho de luz nas paredes externas e internas, de baixo para cima.

Espaço aproveitado

Na cobertura do apartamento, os 50 m² inutilizados foram transformados em um moderno espaço gourmet, ao lado da piscina. Antes descoberta, a área ganhou fechamento com estrutura metálica leve, isenta de pilares em função de um visual livre e integrado. A telha metálica termoacústica é escondida pelo forro de fibra natural (CWT Design). "Fizemos, também, fechamentos laterais com guarda-corpo de alumínio e vidro e, ainda, toldos retráteis", descrevem os arquitetos Sérgio Viana e Flávia Roscoe.

Revestimentos
O granito preto São Gabriel reveste a bancada de preparo de alimentos, a pia e a churrasqueira. As paredes, assim como o entorno da piscina, ganharam pastilhas em tons de bege (Colormix) e rejunte branco. O piso cerâmico claro contrapõe aos elementos escuros e proporciona fácil limpeza.

Pé-direito
Varia de 3 a 3,5 m.

Fotos: Jomar Bragança

Componentes
O kit pré-fabricado da churrasqueira foi fechado com alvenaria e revestido de granito preto. "Posicionamos a churrasqueira ao lado da bancada com pia, para facilitar o preparo dos alimentos." Na ilha central, abraçada pela bancada de madeira de demolição (4,10 x 0,90 m), um cooktop com coifa de aço inox tem fechamento de vidro, para integração com os convidados e, ao mesmo tempo, impedir que a gordura se espalhe. O armário, desenhado pela dupla de arquitetos e executado pela Cook Cozinhas, abriga toda a aparelhagem de home theater, adega climatizada, forno elétrico e geladeira/freezer.

Iluminação
As luminárias de embutir instaladas na fibra são responsáveis por iluminar a bancada e destacar a textura das pastilhas. As luminárias de sobrepor foram escolhidas para clarear as áreas de preparo de alimentos, e estão fi- xadas nas vigas metálicas.

Um salão de festas mal aproveitado no subsolo deu lugar a este espaço gourmet, na casa em Campos do Jordão, SP. O proprietário solicitou que o projeto tivesse a mesma estrutura de uma cozinha, para que o espaço ficasse independente da cozinha principal - no piso superior da residência. A arquiteta Emília Garcia sugeriu que fi- zessem um balcão frigorífico para alojar carnes e outro (no bar) para estocar as bebidas. O ambiente completo tem 76,50 m² e abriga bar, cozinha com bancadas, sala de estar, mesas para refeições, dois banheiros e adega. As mesas quadradas de 1,10 x 1,10 m podem ser anexadas formando uma só mesa, tendo a opção de usá-las de ambas as formas.


Fotos: Nicola Labate

Revestimentos
O porcelanato rústico (Anticato) que imita mármore antigo reveste todo o piso do espaço gourmet e foi escolhido por ser de fácil manutenção. Para metade das paredes, a arquiteta especificou madeira de cedro (com detalhes cruzados, no estilo das casas normandas), e no restante foi aplicado um papel de parede vinílico. Os tampos das bancadas, bar e mesas são de granito verde Ubatuba e os acabamentos do forno e da churrasqueira, de cobre.

Componentes
Revestido de cobre martelado, o forno a lenha foi construído no próprio local, assim como a churrasqueira (kit pré-fabricado), provida de vidros temperados e coifa do mesmo material do forno.

Iluminação
O rebaixamento no forro de gesso foi feito para receber iluminação embutida. Foram instaladas luminárias com lâmpadas PAR 20 por todo o espaço gourmet, além de plafoniês com lâmpadas PL, na área de trabalho.

Fotos: Karin Brenner
Fotos: Karin Brenner

O proprietário adora cozinhar. Por isso, foram reservados 100 m² para a reunião dos convidados, pertinho do lazer. A responsável pelo projeto é a engenheira e designer Karin Brenner, de Curitiba. O resultado é um espaço gourmet em área coberta (próxima à piscina) e apenas isolado por portas de correr de PVC brancas (Weiku).

Fotos: Karin Brenner

Revestimentos

O laranja-escuro vibrante (tinta epóxi) das paredes torna o espaço diferenciado. Segundo Karin, tons quentes são indicados para as áreas de alimentação, pois aguçam o apetite. Para o piso, a escolha foi o porcelanato (Portobello) na cor off-white - com sistema de aquecimento. A ilha central é revestida de mármore marrom imperial (Marmoraria Vardânega).

Pé-direito

Atinge 2,70 m de altura e a cobertura tem forro de gesso com iluminação embutida. "Nesse projeto trabalhei o gesso com desenhos em frisos, que dão a impressão de madeira pintada de branco", atenta a profissional.

Fotos: Karin Brenner

Componentes

A engenheira contratou mão-de-obra especializada para a execução da churrasqueira (kit grelha). Optou por aplicar tinta na cor laranja para revesti-la, e escolheu detalhes de aço inox. O forno a lenha foi montado na obra - a compra do kit pronto para confeccioná-lo agilizou o serviço - e ganhou acabamento com pintura simples. A ilha recebeu fogão industrial, forno e coifa de aço inox (DCS).

Iluminação

Acima da mesa foram instaladas lâmpadas AR 70, que têm facho mais fechado e forte incidência de luz. Fogão a lenha e churrasqueira não foram esquecidos, e ganharam lâmpadas incandescentes. Acima da pia, algumas PAR 20 (La Lamp) iluminam a área de manuseio de alimentos.


Fotos: Rubens Cárdia

O galpão de 35 m², na área externa, foi dividido em três ambientes integrados: espaço gourmet, sala de lareira e de jogos. O ponto central do espaço projetado pela arquiteta Kenia Miranda é o balcão onde fica a chapa para grelhados, à frente da churrasqueira e do forno a lenha.

Revestimentos

Para ressaltar ainda mais o pé-direito duplo, uma cobertura de forro de bambu compõe harmoniosamente com a madeira e as enormes telhas cerâmicas (Telhas Conte). Para pisos e paredes, os revestimentos mais rústicos conferem um ar de aconchego. A textura Terracal (Terracor) das paredes remete às casas de campo, e o piso de porcelanato Jerusalém (Portobello) em tonalidade clara suaviza a composição.

Pé-direito Atinge 5 m de altura.

Componentes

Fotos: Rubens Cárdia

Fechados com alvenaria, os kits de churrasqueira e forno a lenha receberam a mesma pintura das paredes do ambiente (textura Terracal). Para deixar o espaço completo foi instalada uma chapa na ilha central de granito branco siena (Marmoria Farina). Acima dela, uma grande coifa de aço inox acompanha a altura do pé-direito (5 m). Um balcão refrigerado para bebidas foi alocado sob um aparador de madeira e está estrategicamente instalado perto do balcão de refeições, para proporcionar praticidade aos convidados.

Iluminação

"Queríamos um clima absolutamente confortável, então, utilizei luminárias que proporcionam luz indireta, que não ofuscam", descreve Kenia. Arandelas que jogam luz para cima e para baixo destacam as paredes e proporcionam iluminação indireta.

Fotos: Rubens Cárdia